Desde 2017, o UNODC acompanha, monitora e avalia a integridade do Uso da Força no contexto do Programa Paraná Seguro, com base no Contrato de Empréstimo firmado entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Estado do Paraná. O UNODC vem produzindo diagnósticos, realizando visitas técnicas, participando de reuniões de trabalho e planejamento, promovendo workshops temáticos e, fundamentalmente, envidando esforços no acompanhamento mais amplo do uso da força a partir da utilização do Índice de Compliance da Atividade Policial (ICAP).
Com o ICAP, o UNODC pretende identificar e analisar os mecanismos de controle social interno e externo da estratégia estadual de policiamento comunitário ou de proximidade adotada nessas localidades focalizadas pelo Programa, com a finalidade de verificar, no limite, o respeito às diretrizes constitucionais e legais, assim como a observância das normas internacionais que regulam o uso legítimo da força.
O ICAP, posto suas características, tornou-se uma importante ferramenta de avaliação do programa “Paraná Seguro” que, por sua vez, objetiva contribuir com a redução dos índices de criminalidade violenta de jovens de 15 a 24 anos localizados em 27 (vinte e sete) Municípios do Estado do Paraná. Para tanto, o Programa prevê uma abordagem integrada aos fatores de risco que estão na base da prática dos crimes violentos, em especial os letais. Por meio das focalizações geográfica e populacional das suas intervenções, conjugadas com o foco na prevenção social e situacional das violências (políticas públicas de segurança e justiça), o programa busca garantir a promoção e proteção de direitos.
Através de uma estreita relação com o Centro de Análise e Planejamento e Estatística (CAPE), o UNODC avalia os dados coletados para acompanhar e monitorar a Integridade do Uso da Força do contexto do Programa Paraná Seguro, por meio de relatórios semestrais e anuais, bem como workshops, capacitações e eventos.